O CINEMA COMO ESPELHO DA CULTURA NO BRASIL

Imagem1
LIC, Projetos Culturais, Projetos Sociais

O CINEMA COMO ESPELHO DA CULTURA NO BRASIL

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste ano de 2019, teve como tema de redação: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Este é um assunto muito significativo e de ampla discussão, pois trata-se de um bem cultural que não é facilmente acessado, especialmente quando se refere a locais fora dos grandes centros urbanos do país. Por isso, as leis de incentivo à cultura e projetos audiovisuais devem ser valorizados, visando à promoção de igualdade para toda população.

Infelizmente, o acesso ao cinema não é para todos, contrariando o que diz o artigo 215 da Constituição Federal do Brasil: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Especialistas da área cinematográfica afirmam que o processo de democratização do acesso ao cinema brasileiro está longe de ser atingido. A arte precisa de mecanismos que facilitem o acesso a ela, para democratizar e fazer, principalmente, com que as pessoas de baixo poder aquisitivo tenham acesso ao audiovisual. Dados da Ancine, de 2016, revelam que 90% das salas de cinema estão localizadas em shopping centers, e apenas 17% da população frequentam as salas de cinema no país.

Por isso, é preciso pensar em alternativas para tornar o cinema acessível para todas as camadas da população. O audiovisual é uma forma de as pessoas adquirirem e acessarem mais conhecimento. Nesse sentido, segue o debate de como o cinema no Brasil pode ser financiado e disponibilizado para toda população. Muito se baseia na ideia de que essa forma de arte é direcionada à elite, como uma atividade de luxo, o que gera um grave problema de cultura e educação para grande parte da sociedade.

Nós, da VR PROJETOS, cremos que é possível mudarmos esse parâmetro através de projetos culturais, por meio da doação do Imposto de Renda da pessoa física (aquela que declara pelo formulário completo) ou empresa (aquela que é tributada no Lucro Real). Sendo assim, apresentamos dois Projetos Itinerantes audiovisuais: “Cinema Itinerante” e “João Ambiente – É uma Peça”. São projetos que disponibilizam uma plataforma móvel adaptada, com sala de cinema integrada, proporcionando a cultura do cinema em qualquer canto do país e beneficiando milhares de pessoas. O Cinema Itinerante oferece películas clássicas, licenciadas por grandes distribuidoras de filmes, além de toda a experiência de estar em uma sala de cinema, com direito a pipoca, refrigerante e muita emoção. Já “João Ambiente – É uma Peça” é exibido no formato de animação em curta metragem, ensinando de forma lúdica como cuidar melhor do meio ambiente, com o intuito de garantir o futuro do planeta. É um projeto que, além de vivenciar o cinema, leva conhecimento e educação, gerando benfeitores no mundo.

É muito gratificante, seja para quem direciona o Imposto de Renda ou para aqueles que realizam os projetos, proporcionando momentos de lazer para pessoas que possuem pouco, ou nenhum, acesso à cultura audiovisual. O cinema existe para eternizar momentos e imaginar possibilidades na expectativa de um acontecimento. Portanto, a promoção de Cultura, através de projetos incentivados, gera inclusão, gera economia e transformação social na vida de muitas pessoas.

Saiba mais sobre estes incríveis projetos em:

Cinema Itinerante: https://vrprojetos.com.br/projeto/60/cinema-itinerante

João Ambiente – É uma peça: https://vrprojetos.com.br/projeto/361/jo-o-ambiente

#VRPROJETOS #CINEMAITINERANTE #JOÃOAMBIENTE #CINEMA #INCLUSÃO #IRDOBEM #LeideIncentivoÀCultura #CulturaGeraFuturo #IssoMudaOBrasil

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Deixe um comentário