DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO, COMEMORAR OU NÃO?

Card Educacional Blog_Prancheta 1
Sem categoria

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO, COMEMORAR OU NÃO?

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Internacional da Educação, por conta do que foi estabelecido no Fórum Mundial da Educação, que aconteceu em Dakar, no Senegal. Na ocasião, ano de 2000, foi assinado um documento onde 180 países se comprometeriam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas até 2015.
Infelizmente, ainda não podemos comemorar, em que pese alguns avanços terem acontecido, mas nem todos os povos tem a oportunidade de uma educação de qualidade, objetivo principal do Fórum.
No Brasil, parte da população não tem acesso ao ensino fundamental e erradicar o analfabetismo ainda é uma meta não alcançada. Por outro lado, nos últimos anos, houve uma redução no índice de analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.
Há de ser enfrentado e solucionado alguns problemas em nosso país, tais como: falta de infraestrutura, desvio e má aplicação do dinheiro público, desvalorização dos profissionais da educação, principalmente os professores.
Acreditamos que o melhor esta por vir, tanto que no ano de 2019 onde a VR PROJETOS completou 10 anos de constituição nos tornamos distribuidores do Grupo Santillana, um dos maiores grupos editoriais do mundo, que é formado pela Moderna, Salamandra, Richmond, dentre outras. Inclusive neste “aniversário” reestilizamos a nossa logomarca. A de se comentar que a parceria aconteceu, muito por conta da nossa proximidade com a amarga realidade das secretarias de educação de todo o Brasil, para que possamos ajudar os docentes e escolas públicas a enfrentarem os desafios educacionais.
Sabemos que ao longo de uma década de atuação beneficiamos mais de 3 milhões de crianças nas escolas públicas de norte a sul do país, através dos nossos projetos culturais, esportivos e sociais, que foram excelentes ferramentas para melhorar o desenvolvimento do aprendizado.
Agora aliados a um parceiro forte como a Editora Moderna e suas soluções pedagógicas podemos auxiliar no melhoramento do IDEB dos municípios, assim como na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ->APLICAR-> http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
que vai ampliar e melhorar muito a educação brasileira. Importante lembrar que desde 88, na Constituição Federal, já era prevista a criação de uma Base Curricular para o ensino fundamental. E, felizmente, a pauta da BNCC sobreviveu a sete ministros e dois presidentes da república, onde em final de 2018 iniciou a ser implementada.
Serão os próximos anos decisivos para se reduzirem as diferenças em prol de uma educação de qualidade: revisando os materiais didáticos; metodologias; formação dos professores; maior participação da família; ampliando a aplicação dos projetos culturais e sobretudo ampliando o investimento social privado (seja por verba incentivada ou própria) na base da educação pública para que possamos até 2030 comemoramos grandes vitórias na educação brasileira.
Confiantes estamos na jornada e no esforço coletivo (público/privado) para que as gerações de estudantes vindouras sejam exemplares dentre a população mundial e que o dia 28 de abril seja “O Dia” de grande celebração para os brasileiros.
#IssomudaoBrasil #paratodosverem #culturagerafutura

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Deixe um comentário