Pensa num projeto de incentivo à leitura que entrega muito mais do que livros…

  • dez 14 / 2018
  • 0
IMG_20181212_123030865_HDR
Lei Rouanet, Leis de Incentivo, Projetos Sociais

Pensa num projeto de incentivo à leitura que entrega muito mais do que livros…

Assim é o ESTANTE DE HISTÓRIAS, que orgulhosamente chega ao fim a terceira edição com um tremendo sucesso e agora passaremos a compartilhar com vocês algumas informações impressionantes.

Foram 70 escolas contempladas em 24 cidades brasileiras( Macaé, Luiz Alves, Indaial, Maringá, São Pedro do Ivaí, Ubá, Sooretama, Contagem, Igrejinha, Paranaguá, Batayporã, Rondonópolis, Rio Grande, Paraíso do Sul, Herveiras, Canguçu, Araranguá, Bela Vista do Toldo, Chuvisca, Pouso Redondo, Santa Cruz do Sul, São João do Triunfo, Capão da Canoa e Porto Alegre), 7.000 livros doados, 14.350 cartilhas distribuídas e 58 atividades realizadas (contações de histórias, oficinas com professoras e formação de plateia com alguns escritores), que beneficiaram  30.756 alunos e professoras da rede pública em 08 estados brasileiros (Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Para realizar este projeto, foram necessários 07 empregos diretos e cerca 30 indiretos, movimentando recursos principalmente nos segmentos cultural, editorial, gráfico, moveleiro, educação, pedagógico e de biblioteconomia.

Nesta edição o projeto contou com a doação e o patrocínio de 09 empresas, bem como algumas pessoas físicas que acreditam que incentivar à leitura e promover a educação é o que realmente fará diferença para transformar o Brasil em que vivemos.

IMPORTANTE salientar que alcançar todos estes números só foi possível graças a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que há 27 anos possibilita que a cultura chegue a quem não tem acesso a ela.

 

A cada Estante de Histórias foi entregue um acervo de 100 dos melhores títulos da literatura infantil disponíveis no mercado. Para fazer esta seleção contamos com o apoio de um time de primeira linha de professoras de diferentes realidades brasileiras, da escritora e palestrante Marô Barbieri, da bibliotecária Cátia Lindelmann, pedagogos e outros profissionais das áreas da educação e cultura.

Além dos livros, o projeto também entregou juntamente com a Estante um tapete colorido de borracha para piqueniques e atividades de leitura fora da sala de aula, bem como adereços que facilitam as contações e dramatizações das histórias. Também foram entregues cartilhas que servem como material de apoio pedagógico para alunos e professoras ao longo do ano letivo.

 

Foram muitas oficinas com as professoras que se deliciavam com a atividades e ficam ainda mais encantadas ao saber que sua escola fora contemplada com a Estante, pois teriam todo aquele belo material a sua disposição para o desenvolvimento de atividades com seus alunos.

O projeto tem a proposta de ser perene nas escolas, uma vez que o material doado e o conhecimento repassado nas atividades vão muito além deste ano e outros tantos alunos serão beneficiados. Após as capacitações foram criados grupos virtuais de cada cidade, onde se trocam experiências e testemunhos todas as semanas de “cases” nas salas de aula deste Brasil afora.

Que venha a quarta, a quinta, a sexta edição…pois cultura gera futuro!

#IssoMudaoBrasil #IRdoBEM

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=SmHfV-R8iCo  

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Deixe um comentário