Harmonizando os caminhos pelo ensino da música nas escolas públicas

Sem título2
Leis de Incentivo, LIC, Projetos Culturais, Projetos Sociais, Sem categoria

Harmonizando os caminhos pelo ensino da música nas escolas públicas

Aprender música é uma atividade cultural dinâmica e divertida, além dos inúmeros benefícios oferecidos para qualquer idade, principalmente quando exercitada na infância. No Brasil, inclusive, existe a Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias (LDB) 11.769/2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda educação básica, porém, não é especificado como esse conteúdo deve ser trabalhado pelas instituições públicas e educadores, ou seja, não há políticas públicas nacionais que garantam a implementação da lei.

O conhecimento musical exerce grande influência no desenvolvimento humano, principalmente quando é estimulado precocemente. Os benefícios vão desde avanços no uso do raciocínio lógico, dos sentidos, da memorização, coordenação motora, disciplina, atenção, autoestima, imaginação e linguagem. Para crianças e adolescentes, além dos benefícios citados, podem ser somados a aprendizagem das matérias curriculares, o relacionamento interpessoal, a cooperação, o trabalho em equipe, o respeito e a diversidade.

Sendo assim, os projetos culturais se colocam como importante alternativa para suprir a falta da aprendizagem musical nas escolas públicas, onde os alunos têm pouco ou nenhum acesso à cultura musical. Existem alguns excelentes projetos socioculturais relacionados a esse tema, com metodologias e propostas pedagógicas diferentes, porém todos com similares doses de relevância social no que tange à transformação particular de cada jovem aluno.

Há o exemplo do Projeto Regendo o Futuro; que é realizado em São Paulo e oferece aulas/oficinas gratuitas de canto coral e musicalização para crianças e adolescentes, além de alimentação e apoio com transporte, ou seja, vai muito além de apenas aulas de música, é um olhar na formação e no futuro dos jovens atendidos.

Já o Projeto Estante Musical é itinerante e busca suprir a falta de conhecimento entregando livros sobre o tema e instrumentos para estimular nos alunos o gosto pela arte musical nas escolas públicas dos anos iniciais Brasil afora.

Por fim, o Projeto Orquestra de Cordas; realizado em Porto Alegre, no RS, é mais focado na formação de novos músicos, além de oferecer oficinas de instrumentos e a prática de orquestra.

Confira os projetos na íntegra em:

Estante Musical: https://vrprojetos.com.br/projeto/340/estante-musical

Regendo o Futuro:  https://vrprojetos.com.br/projeto/285/regendo-o-futuro

Orquestra de Cordas: https://vrprojetos.com.br/projeto/324/orquestra-de-cordas

Projetos musicais como os citados ressignificam os valores de uma comunidade, bem como ampliam os valores socioculturais. Muitas vezes, dão oportunidade ao indivíduo de sair da margem da sociedade e ser protagonista de sua história. Estes projetos têm o poder harmonizar e preparar novos caminhos, que antes eram impensáveis. São projetos como esses, que deixam um legado, que inspiram as empresas e pessoas físicas a destinarem seu Imposto de Renda em prol de um Brasil melhor.

#VRPROJETOS #REGENDOoFUTURO #ESTANTEMUSICAL #ORQUESTRAdeCORDAS #MúsicaTransforma #Inclusão #Conhecimento #CulturaGeraFuturo #IssoMudaoBrasil #IRdoBEM

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Deixe um comentário